Divulgação Seme
Alunos da Emef Alvimar Silva fizeram desenhos de pontos turísticos da capital no projeto "Olhares Sobre Vitória",
Divulgação Seme
Alunos foram a campo para fazer observações e produzir os desenhos
Utilizando o material didático "Pinte Vitória – Patrimônio Histórico" como ponto de partida, foram realizadas abordagens interdisciplinares (Português, Geografia, Artes e História) com os alunos para retratar e desenhar os pontos turísticos da capital, como Penedo, Parque Moscoso e praia de Camburi.
Inicialmente, o conteúdo foi discutido dentro de sala em aulas teóricas e práticas, sendo elas com registros no caderno, explicações e produção de atividades relacionadas ao assunto. Assim, foi proposto um diálogo mais claro com os alunos nos processos de leitura, análise e criação em arte.
Entre as atividades iniciais, a professora de Artes Jaqueline Gobbi auxiliou os estudantes a produzir escalas de cores por meio de misturas e estudos monocromáticos, utilizando tinta guache sobre o papel, para que, futuramente, pudessem usar nas pinturas em acrílico. "Quando iniciamos efetivamente as aulas de pintura, ressaltamos que os alunos deveriam ter paciência, pois os trabalhos em arte devem seguir etapas de planejamento e diálogo até o início das produções", relatou a professora.
Pontos turísticos de Vitória
Nesse contexto, os alunos abordaram os pontos turísticos de Vitória. Para dar início às atividades específicas do projeto, foi realizada uma visita ao Parque Moscoso, a partir da qual os alunos desenharam a Concha Acústica. O objetivo foi exercitar a percepção a todos os detalhes necessários à confecção de um desenho, além de reconhecer os elementos da linguagem visual.Em um segundo momento, os alunos foram ao laboratório de informática e pesquisaram imagens dos pontos turísticos, que posteriormente foram impressas para a produção dos croquis que se transformariam nas obras. A partir disso, foram realizadas pinturas sobre o Penedo, a Pedra da Cebola, a Curva da Jurema, a Igreja de São Gonçalo, a praia de Camburi, entre outros.
"Valorizar, reconhecer e aumentar o conhecimento cultural dos alunos foi uma das vertentes desse projeto. Os alunos ficaram tão engajados que se dedicaram ao máximo nas aulas de Artes. Durante nossos encontros, ressaltamos a necessidade da pesquisa e do comprometimento para que esse tipo de trabalho tivesse êxito e conversamos sobre o manuseio dos materiais. Todos seguiram de forma sistemática as etapas e o resultado não poderia ser melhor", concluiu a professora.
Divulgação Seme
Divulgação Seme
Nenhum comentário:
Postar um comentário