Andre Sobral
Ações de educação especial adotadas na rede municipal de ensino chamaram a atenção da Unesco
A pesquisa é uma iniciativa da representação da Unesco no Brasil, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e tem como parceiro técnico para a sua realização a Oscip Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusivas.
O estudo tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas de municípios brasileiros relativas à inclusão educacional de alunos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação, visando subsidiar e fortalecer os processos de formulação e implementação de políticas, programas e projetos alinhados com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva.
O processo de escolha dos municípios que comporão o estudo contou com o levantamento bibliográfico, consulta a especialistas e a entidades de destaque no campo da educação, além da análise dos indicadores educacionais mais diretamente relacionados à temática da educação inclusiva.
O consultor Wagner Santana chegou a Vitória nesta segunda-feira (1º) e vai ficar na capital até sexta-feira (5) para levantar dados adicionais e informações no município junto aos gestores da Secretaria Municipal de Educação (Seme), profissionais das escolas da rede municipal e comunidade escolar, de modo a identificar as principais estratégias adotadas e os desafios enfretados pelo município para implementação dessa experiência exitosa.
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