“O grupo surgiu do incômodo que sentimos ao ver as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, soropositivas, em não poder amamentar seus filhos. Nós identificamos essas mulheres e oferecemos essa oferta terapêutica. São pacientes do Centro de Referência em DST/AIDS. No grupo, elas têm um espaço para trabalhar as dificuldades e também são estimuladas a descobrir novas formas de fortalecer o vínculo mãe-filho, que não seja a amamentação”, disse a psicóloga do grupo, Ligia Coppo.
“Nós temos uma mídia que o tempo todo informa sobre a importância da amamentação. E essa mãe soropositiva se frustra por não poder amamentar. Algumas querem dar o peito de qualquer jeito, e não podem de forma alguma, pois o leite é fonte de transmissão do vírus”, completou.
O grupo teve início em novembro. Um encontro já foi realizado e foram reunidas 12 mulheres nessa situação. A expectativa é de que o grupo aumente a cada encontro, que acontecerá semanalmente, composto pela psicóloga Lígia e também pela infecto-pedriatra, Adriana Mota. Os convites para essas mulheres participarem do encontro são feitos durantes as consultas que elas realizam no Centro de Referência em DST/AIDS.
O trabalho da infecto-pediatra no grupo é de extrema seriedade, pois conscientiza as mães da importância de manter o seu filho saudável e auxilia nos cuidados que elas devem ter com as suas crianças. “As crianças expostas ao vírus, ou seja, filhos de portadores de HIV, devem ser assistidas pela equipe constantemente. O tratamento da criança é muito importante para que ela não se soro converta, ou seja, nasça saudável e se contamine com o vírus”, falou a infecto-pediatra, Adriana Motta.
No encontro também são abordados outros temas, como relações familiares, projetos profissionais, planejamento e orçamento familiar.
Programação para o Dia Mundial de Combate à Aids
A partir das 8 horas, no Centro de Referência em DST/AIDS, será oferecido um café da manhã com palestra para os pacientes. Todas as unidades de Saúde estarão realizando teste rápido de HIV para quem desejar e procurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário