Total de visualizações de página

TV ON LINE

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mudanças no atendimento dos pátios do Detran facilitam a retirada de veículos apreendidos

Uma das alterações é a ampliação do horário de atendimento, que passa a valer para todos os dias da semana, inclusive os feriados, das 8h às 20 horas.

 


Condutores que precisam se dirigir aos pátios credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), vão encontrar facilidades para a retirada dos veículos apreendidos, a partir desta segunda-feira (17). Uma das alterações é a ampliação do horário de atendimento, que passa a valer para todos os dias da semana, inclusive os feriados, das 8h às 20 horas.

Além disso, a diária passa a ser fracionada, sendo cobrada no momento da entrada do veículo. A cada 12 horas que o veículo permanecer no local, o proprietário pagará meia diária. Outra novidade é que o pagamento dessas diárias poderá ser realizado no próprio pátio, no correspondente bancário do Banestes. O motorista terá até três horas para pagar a taxa, através do Documento Único de Arrecação (DUA), e até três horas para retirar o veículo do pátio após a confirmação do pagamento, desde que seja até o do fechamento.

O serviço de reboque também passa por mudanças: a cobrança por quilômetro rodado se limitará a 50 km. Mesmo que a distância exceda, não será cobrada taxa extra.

As mudanças agradaram aos motoristas, como o cabeleireiro Ronaldo Celestino da Silva, 41 anos. "Vai adiantar muito e facilitar a vida da gente que trabalha". Segundo ele, a possibilidade de resolver tudo em um mesmo lugar deixa a pessoa mais tranquila na hora de remover o veículo.

Na manhã desta segunda-feira (17), os pátios estavam ainda se adaptando as novas mudanças, como o caso do pátio Guardare Vila Velha, em Aribiri, que recebia a máquina do Banestes, onde será efetuado o pagamento das diárias. Apesar do usuário apontar mudanças positivas, o gerente do pátio, Nilton Corrêa da Silva, ressalta que as mudanças trazem apenas mais trabalho para quem presta o serviço.

"Muda que nós vamos ter que trabalhar sábado e domingo para liberar veículo. Quando antes não trabalhávamos, porque dependia do Detran. Vamos ter que aumentar o quadro de funcionários, porque vamos ter que ter pessoas capacitadas para liberar, mexer no sistema, tem que treinar as pessoas. Pelo menos mais duas para fazer a escala", pontua.

Essas medidas são um conjuntos de mudanças na gestão dos pátios do Detran, que vão ser implementadas de forma gradativa até novembro, passando inclusive por melhorias físicas na estrutura desses locais. O objetivo é atender uma antiga demanda dos usuários, segundo o Diretor Geral do Detran, Carlos Lopes.

"É gradativa a implementação dessas mudanças com o objetivo de atender melhor aos usuários desses serviço. Naturalmente eles terão que aumentar seus investimentos, aumentar a qualidade dos serviços prestados a população", afirmou.

As mudanças, no entanto, não vão ser aplicadas aos veículos removidos com restrição ou débito junto ao departamento, como licenciamento, IPVA ou seguro DPVAT atrasados. Para poder retirar o veículo do pátio, o motorista ainda deverá recorrer ao Detran, que funciona de segunda a sexta-feiras, das 9h às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário