Total de visualizações de página

TV ON LINE

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Praias e ruas do ES recebem mais de 1.000 câmeras neste verão

Videomonitoramento deve reforçar a segurança em 16 cidades.
Previsão é que aparelhos estejam disponíveis até o início de março.


Central de Videomonitoramento de Vila Velha (Foto: Carlos Alberto da Silva - A Gazeta) 
Central de Videomonitoramento de Vila Velha
Mil novas câmeras de videomonitoramento devem reforçar a segurança de 16 cidades do Espírito Santo até o final do verão. A maior parte delas, 520, serão instaladas em municípios da Grande Vitória pelo programa Olho Digital. Ruas e praias serão monitoradas.
O objetivo é que o monitoramento ajude no combate e na investigação de crimes em locais onde há grande circulação de pessoas. Na capital, por exemplo, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, toda a extensão das orlas de Camburi e da Curva da Jurema será monitorada.
As câmeras estão sendo instaladas pelo governo do estado em locais definidos em conjunto com os municípios, de acordo com dados do Mapa do Crime.
O investimento do estado, nos 16 municípios, é de R$ 42 milhões. Em contrapartida, os municípios ficarão responsáveis pelos equipamentos que vão armazenar as imagens, pela manutenção e pelos servidores que vão atuar no sistema.
Segundo o subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), Gustavo Debortoli, os equipamentos têm a capacidade de reconhecer um rosto ou uma placa de veículo a até 500 metros de distância do alvo. As câmeras são controladas e podem girar 360 graus na horizontal e 90 na vertical.
Cobertura
Ele explicou que nos municípios onde já há videomonitoramento as novas câmeras serão integradas às centrais já existentes. As imagens ficarão armazenadas por 45 dias e poderão ser solicitadas para investigações policiais em caso de crimes. “Em Vitória teremos a cidade praticamente toda coberta. Vamos cobrir desde Bairro da Penha até a orla”, explicou.
O início do funcionamento do sistema vai depender de cada município, no entanto, segundo o subsecretário, a expectativa é que até a primeira quinzena de março todas as instalações sejam concluídas.
Em Vila Velha, cidade que já conta com mais de 120 câmeras, com a chegada do programa 73% dos bairros serão cobertos pelo monitoramento. “É um índice bom, mas não o ideal”, disse a secretária de Prevenção e Combate à violência, Fabiana Maioral.
Já na Serra, atualmente com 58 câmeras, serão mais 100 equipamentos. Ao todo, 58 bairros serão monitorados, segundo o secretário de Defesa Social, Renato Luiz de Oliveira. “Elas ficarão em locais onde há grande concentração de pessoas”, disse. (Com colaboração de Filipe Barbosa)
Olho Digital
Vitória
100 câmeras
As orlas de Camburi e da Curva da Jurema serão totalmente cobertas pelo videomonitoramento. Vários outros pontos da cidade e bairros como o Bairro da Penha também receberão as câmeras
Serra
100 câmeras
Serão 58 bairros contemplados, entre eles Jacaraípe, São Diogo, Jardim Limoeiro Colina das Laranjeiras e Laranjeiras.
Cariacica
100 câmeras
O monitoramento será reforçado na Expedito Garcia, em Campo Grande. Entre os bairros contemplados estão Nova Rosa da Penha, Flexal, Cariacica Sede e Castelo Branco. A ideia é que as câmeras sejam posicionadas nas entradas e saídas de bairros.
Vila Velha
100 câmeras
Não informou quais bairros serão contemplados, mas que serão 73% dos bairros do município.
Outros municípios
Cidades e câmeras
Cachoeiro do Itapemirim - 100
Linhares - 80
Colatina - 80
São Mateus- 80
Guarapari - 80
Aracruz - 40
Viana - 40
Baixo Guandu - 20
Conceição da Barra
Jaguaré - 20
Sooretama - 20
Pedro Canário - 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário